Dúvidas

Quais são os riscos de uma cirurgia plástica?

A cirurgia plástica como em qualquer tipo de cirurgia apresenta riscos que são minimizados com medidas preventivas. Complicações cirúrgicas possíveis como: Hematoma, seroma, infecção, necrose tecidual, cicatrizes inestéticas, queloidianas; complicações clinicas como: atelectasia pulmonar, pneumonia, trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar devem ser de conhecimento do paciente.

Ambiente hospitalar adequado, equipe cirúrgica treinada e material de alta qualidade fazem toda a diferença para obtermos excelentes resultados e diminuirmos os riscos de complicação. Usamos rotineiramente profilaxia para trombose venosa, com o uso de bota pneumática durante a cirurgia e no pós operatório imediato (quarto) e em alguns casos associamos uma droga anti-coagulante, o Clexane.

Abaixo encontra-se uma escala de categoria de riscos para trombose venosa profunda:

Baixo risco - Qualquer doente.

Moderado risco - Pacientes > 65 anos, acamados por doenças clínicas, sem outros fatores de risco.

Alto risco - Qualquer doença associada à TVP ou EP prévia, qualquer doença associada à trombofilia, Infarto do miocárdio.

Acidente vascular encefálico, lesão de medula. Pacientes em UTI.

Alto risco - Cirurgia geral em pacientes > 60 anos Cirurgia geral em pacientes de 40-60 anos com fatores de risco adicionais. Cirurgia maior em pacientes com história de TVP ou EP pregressa ou trombofilia.

Grandes amputações, Cirurgias ortopédicas maiores, Cirurgias maiores em pacientes com neoplasias malignas, Cirurgias maiores em pacientes com outros estados de hipercoagulabilidade, Traumas múltiplos com fraturas de pélvis, quadril ou membros inferiores

O silicone oferece risco à saúde?

É cientificamente comprovado que o silicone é o material mais seguro para a fabricação de produtos implantáveis, servindo para fins estéticos e para a reconstrução de várias partes do corpo.

Gel de silicone pode vazar?

O gel de silicone é altamente coesivo e de baixa transudação, o implante apresenta uma membrana protetora de alta resistência que impede o extravasamento do gel, mesmo se ocorrer algum trauma de alta intensidade com perfuração, o gel apresenta alta coesividade e não irá esvaziar o implante.

A lipoaspiaração emagrece?

A cirurgia de lipoaspiração jamais deve ser encarado como um método emagrecedor, esta indicado para modelar o corpo e melhorar seu contorno.

Depois de realizar a cirurgia de prótese de glúteo, posso tomar injeção no bumbum?

É contra indicado a injeção intramuscular no glúteo, após a gluteoplastia.

Na lipoescultura, o cirurgião pode injetar gordura no bumbum?

É um procedimento comumente associado a lipoaspiração, ao qual retiramos a gordura e a preparamos adequadamente para que seja enxertada dentro dos músculos glúteos.

A lipoaspiração pode ser por LASER?

A lipoaspiração poderá ser associada ao Laser, em casos onde o paciente apresente flacidez acentuada.

Na cirurgia de nariz, o septo é tratado?

A rinoplastia deve ser realizada visando a estética e a função é oque denominamos rinoplastia estrutural, associamos comumente a septoplastia quando o paciente apresenta queixa respiratória.

Posso engravidar após operar o abdome?

Não é recomendado engravidar depois de realizar a abdominoplastia, pois a cirurgia perde todo o seu resultado.

A cirurgia de pálpebra pode ser realizada sem cortar a pele?

Sim, a cirurgia é denominada blefaroplastia transconjuntival ao qual realizamos a retirada das bolsas sem cortar a pele, o acesso é pela conjuntiva, normalmente indicado para pacientes mais jovens.

Qual a diferença entre cirurgia estética e reconstrutora?

A cirurgia estética está relacionada com a reestruturação do contorno corporal para melhorar a aparência. Não há uma doença física relacionada. Em geral os seguros de saúde e convênios não fornecem cobertura para estas cirurgias. A cirurgia reparadora ou reconstrutiva está indicada para reparar anormalidades ocasionadas por doenças congênitas, trauma, queimaduras, infecção, tumores e por outras doenças. Os planos de saúde normalmente cobrem estas operações mas os níveis de cobertura variam conforme a empresa.

A prótese de Mama provoca Câncer de Mama ?

Estudos atuais mostram que não há relação de causa e efeito entre o Silicone e Câncer de Mama.

Quanto tempo depois de uma cirurgia plástica, retorno as minhas atividades?

O tempo da recuperação depende da cirurgia realizada. Citaremos os exemplos mais comuns.

Cirurgia das Pálpebras: É necessário um repouso por 24 a 48hs para diminuir o edema e a equimose. Fazendo uso de óculos escuros é possível andar em lugares públicos após 3-5 dias.

Cirurgia da Face: É desconfortável aparecer em público até o 5 - 7 dia. Após uma semana o edema e a equimose começam a desaparecer e o retorno as atividades após 2 semanas é quase que completo.

Cirurgia das Mamas: A paciente realiza atividades leves após 3 a 4 dias, sem elevar os braços acima de 90˚graus . Poderá dirigir após 7 dias. Os exercícios físicos só poderão ser realizados após 3 a 4 semanas.

Lipoaspiração: A recuperação da lipoaspiração dependerá da área a ser lipoaspirada, normalmente o retorno ao trabalho ocorre após 7 dias e as atividades físicas após 3 semanas.

Cirurgia de Abdome: É a cirurgia que traz um desconforto maior devido a postura necessária nesse tipo de cirurgia , o retorno as atividades normalmente ocorrem após 2 semanas.

Nariz: Na plástica de nariz é quase sempre necessário o uso do aquaplast (imobilizador) por 7 dias, mas o retorno as atividades é precoce, podendo retornar ao trabalho antes mesmo de retirar a imobilização.

Numa lipoaspiração, quantos litros de gordura posso perder?

A lipoaspiração não é um método de emagrecimento. O Conselho Federal de Medicina definiu que pode ser retirado até 7% do peso corporal da paciente e todos devem seguir essa recomendação. Somente o cirurgião plástico pode avaliar a elasticidade da pele para perceber se podem ser realizadas mais intervenções.

Quantos meses após o parto pode ser feita a lipoaspiração?

Após a gestação, deve ser respeitado um período de resguardo para que o corpo volte ao normal .Geralmente, esperamos um prazo de seis meses para ter condições de avaliar corretamente a paciente.