Procedimentos

Gluteoplastia

Num país como o Brasil, onde se valoriza o contorno corporal, essa cirurgia é cada vez mais procurada. A gluteoplastia com inclusão do implante de silicone tem como finalidade aumentar a projeção e melhorar o contorno da região glútea. A cicatriz é pequena e localizada no sulco interglúteo (entre as nádegas) , o implante apresenta basicamente os formatos, redondo , oval e quartzo que serão indicados de acordo com a necessidade de cada paciente. O implante ficará alojado dentro do músculo, proporcionando maior segurança, beleza e naturalidade a cirurgia. Com frequência associamos a lipoaspiração da região dorsal para melhorar a silhueta corporal. Outro procedimento para aumentar a região glútea com resultado excelente é a enxertia de gordura dentro dos músculos glúteos, mimetizando o implante de silicone. Procurando sempre o melhor para o paciente, não indicamos o uso de substâncias como o PMMA ( Polimetilmetacrilato) para preencher a região glútea, conforme orientação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do CRM.

Frontoplastia por vídeo

Videoendoscopia frontal trata-se de uma técnica cirúrgica ao qual realizamos a elevação dos supercílios, diminuímos as rugas frontas, glabelares (testa) e corrigimos assimetrias do terço superior da face. São realizados pequenas incisões no couro cabeludo, por onde serão introduzidos instrumentos específicos e uma pequena óptica ao qual transmitirá o ato cirúrgico para uma tela de LED. Pode estar associado ou não a cirurgia de face e pálpebras. A anestesia poderá ser local com sedacâo ou geral. Em casos onde não existe a necessidade de associar a face, o paciente poderá ir embora no mesmo dia e sem curativos compressivos na face.

Rinoplastia Estético Funcional

Rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz é sem dúvida um trabalho artesanal, ao qual modelamos a pirâmide óssea - cartilaginosa nasal, de acordo com a vontade e necessidade de cada paciente, sempre respeitando as características fisionômicas da face. Uma rinoplastia bem feita deverá ser sem estigmas, as dimensões do nariz são aumentadas, diminuídas e remodeladas de acordo com um planejamento minucioso realizado das angulacões e medidas nasais.

Ao analisarmos o caso, indicamos o tipo de procedimento a ser realizado, o acesso cirúrgico poderá ser feito aberto ( pequena incisão na columela ) ou fechado ( sem incisão externa ), a necessidade de diminuição das asas nasais, rebaixamento ou aumento do dorso nasal, encurtamento ou alongamento nasal, tratamento da ponta e a fratura do nariz, trazem excelentes resultados quando indicados corretamente.

No planejamento cirúrgico avaliamos tanto a parte estética quanto a funcional, ou seja, pacientes que apresentam queixas respiratórias no pré operatório deverão realizar uma Tomografia Computadorizada para um estudo mais detalhado da anatômia nasal, o tratamento do septo nasal faz parte do arsenal terapeutico da rinoplastia estrutural ao qual traz os melhores benefícios para os pacientes.

A cirurgia é planejada de acordo com as queixas e imperfeições apresentadas por cada paciente.

Seu resultado é notado logo após a retirada da imobilizacão, mas o resultado definitivo geralmente é notado a partir do 12º mês.

Na rinoplastia podemos utilizar desde anestesia local com sedação até a anestesia geral.

A cirurgia normalmente dura cerca de 2 a 3 horas, sendo necessário em alguns casos, a colocação de um imobilizador nasal semelhante ao gesso, o aquaplast, que deverá ser retirado no 7º dia de pós operartório. Podemos utilizar uma válvula nasal de silicone que substitui o tampão, proporcionando que o paciente acorde da cirurgia respirando, sem a sensação de obstrucão nasal.

O pós-operatório é relativamente simples e indolor, o paciente deverá manter compressas geladas sobre o local na primeira semana e evitar exposição à luz solar.

Em 10 dias pode-se retornar às atividades sociais normais e com 20 dias os pacientes podem retornar às suas atividades físicas.

Rinoplastia Estrutural

Rinoplastia Reparadora

Lifting Ritidoplastia

O lifting facial ou ritidoplastia está indicado em pessoas que apresentam flacidez facial, rugas de expressão e sulcos acentuados. E necessário um verdadeiro conhecimento da anatomia da face e saber captar o desejo de cada paciente para alcançar o resultado desejado. A cirurgia de face bem feita não deixa estigmas, seu resultado é decorrente de uma profunda dedicação e amor por esse procedimento tão fantástico, capaz de rejuvenescer sem transformar.

A Ritidoplastia consiste no reposicionamento das estruturas profundas da face ( músculo e gordura) sequencialmente a pele então é acomodado sobre essa nova estrutura e seu excesso é retirado (ressecção), suavizando sua expressão, realçando o contorno facial e suas proeminências ósseas, característica marcante da face jovem. Além disso, tem o objetivo de não alterar os traços fisionômicos do paciente, proporcionando um rejuvenescimento facial e preservando o seu aspecto natural. É muito importante ressaltar que o lifting facial proporciona um significativo rejuvenescimento da face, mas que não interrompe o processo natural de envelhecimento celular, que continua ocorrendo, porem com o passar do tempo, o paciente mantêm um aspecto mais jovem do que aparentaria.

Normalmente é associada à blefaroplastia (ou cirurgia das pálpebras).

As incisões são realizadas em sua maioria escondida atrás da orelha e no couro cabeludo, apenas um pequeno trecho fica na frente do pavilhão auricular, cicatriz essa imperceptível na grande maioria dos casos, a não ser que o paciente apresente alguma alteração de cicatrização. Lipoaspiração cervical, mentoplastia (queixo) com inclusão de implante de silicone, remodelamento de gordura com lipoenxertia e aumento labial são procedimentos muitas vezes associados para proporcionar alêm do rejuvenescimento um melhor contorno e embelezamento facial.

O lifting facial poderá ser realizado sob anestesia local e sedação ou anestesia geral, tem duração de cerca de 5 horas de cirurgia. O período de permanência no hospital após a cirurgia é de 24 horas. Os resultados começam a ser percebidos a partir do 15º dia e se tornam definitivos a partir do 6º ao 12º mês.

Orelha Otoplastia

A otoplastia é o procedimento cirúrgico realizado no tratamento da "orelha em abano", promovendo um equilíbrio estético da face. Indicado geralmente para pacientes que apresentam aumento do ângulo cefaloconchal, associadas ou não ao apagamento da anti-helix ( ausência da curvatura da cartilagem) .

Geralmente é realizada após os 6 anos de idade, período em que a orelha já está praticamente desenvolvida e fase está onde a criança começa a apresentar problemas psicológicos causados pelo aspecto inestético de suas orelhas.

Realizamos a associação de diferentes técnicas para conseguirmos chegar ao resultado ideal, a anestesia geralmente é a local com sedação e o paciente normalmente tem alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia.

Os resultados apresentam aspecto natural e podem ser notados logo após a retirada dos curativos, porêm o edema e a equimose podem se manter por um período maior, o resultado definitivo é geralmente alcançado após o 3 mês. Uma discreta assimetria entre as orelhas podem existir, sem comprometer a beleza e a harmonia da otoplastia.

O pós-operatório geralmente é indolor e o paciente poderá retornar em 5 a 7 dias às suas atividades normais. Recomenda-se que o paciente evite deitar de lado e que mantenha a faixa por 15 dias.

Queixo Mentoplastia

Palpebras Blefaroplastia

A blefaroplastia é a cirurgia indicada para o tratamento do excesso de pele e bolsas de gordura que se acumulam nas pálpebras, decorrentes do envelhecimento ou inerentes a características pessoais. A quantidade de pele e bolsas de gordura a serem removidas dependem do exame físico de cada paciente, as cicatrizes são geralmente imperceptíveis, escondidas nos sulcos palpebrais.

Em pacientes jovens que apresentam somente bolsas de gordura na pálpebra inferior sem excesso de pele, realizamos a blefaroplastia transconjuntival, ao qual o acesso e realizado por dentro da pálpebra, sem cortes na pele.

O pós-operatório da blefaroplastia geralmente é indolor, recomenda-se a aplicação de compressas geladas e colírios durante a 1ª semana, para diminuir o edema e o lacrimejamento, comuns durante os primeiros dias após a cirurgia. Deve-se utilizar óculos escuros quando houver exposição à luz natural.

Alguns procedimentos são associados a blefaroplastia, como o levantamento da cauda do supercilo (sobrancelha), quando o paciente apresenta queda do mesmo, em outros casos existe a necessidade de uma cantopexia das pálpebras (fixação lateral), em casos de blefaroplastia secundaria ou quando os olhos encontram-se muito abertos.

Os pontos são removidos após o segundo dia de pós operatorio. Em 7 dias o paciente pode retornar às suas atividades normais e em 20 dias às atividades físicas. A exposição ao sol poderá ser feita moderadamente à partir do 30º dia e, livremente, após o 3º mês.

Seus resultados começam a ser notados à partir do 7º dia de pós-operatório, quando o edema começa a regredir. Após 1 mês, o edema desaparece completamente e, por volta do 3º mês, atinge-se o resultado definitivo.

O uso da maquiagem pode ser reiniciado após a 1ª semana.

Botox

A Toxina Botulínica tipo A ( BOTOX® ) é utilizado para atenuar rugas de expressão, a substância causa a paralisação do músculo das regiões da testa, canto dos olhos, ao redor dos lábios, entre as sobrancelhas e pescoço.

A aplicação do BOTOX® é recomendado para pessoas que não querem passar por uma cirurgia estética para diminuir rugas e linhas de expressão. A toxina é aplicada no músculo da face, especificamente na placa motora . Ela destrói os brotos que formam a placa, responsável pela contração muscular (rugas). A ação começa em dois dias e completa-se no décimo. Em 60 dias, os brotos começam a nascer, mas não são suficientes para que aconteçam contrações musculares. No rosto, os brotos nervosos costumam regenerar em seis meses. Portanto, não é a atuação da toxina que acaba e sim os nervos que se regeneram por completo e as rugas de expressão voltam.

Locais de aplicação na face:

  • Corrugador (olhos - ruga da preocupação)
  • Frontal (testa)
  • Orbicular dos olhos (pés-de-galinha)
  • Elevador do lábio (sorriso aberto, em que a gengiva aparece).
  • Depressor do ângulo da boca (bigode chinês)
  • Mentoniano (queixo contraído)
  • Sobrancelha (levantá-la para ficar arqueada)

Procedimentos

A aplicação é rápida e usamos uma agulha bem fina, de insulina. Meia hora antes é aplicado uma pomada anestésica nos locais de admnistracão da toxina. Durante as primeiras 24 horas, após a aplicação não é recomendável massagear o local, nem passar cremes ou fazer atividade física e durante as quatro primeiras horas não é indicado deitar. Pessoas com alergia a ovo (devido à albumina), grávidas e com algum problema de infecção não devem se submeter à aplicação.

Resultados

O grande receio é de que o resultado não fique natural, mas depois de dez dias de aplicação a pessoa pode sentir-se rejuvenescida , desde que a pele não seja flácida. Neste caso, a indicação é fazer uma cirurgia plástica . A duração da ação normalmente é em torno de 4 a 6 meses.

Preenchimentos

Peeling

Redução Mamoplastia

A mamoplastia redutora é a cirurgia realizada na redução das mamas, removendo o excesso de pele, tecido glandular e gordura, proporcionando uma harmonia estética no contorno corporal. Indicado em casos de mamas grandes que apresentam algum grau de ptose, causando distúrbio de postura e dores na coluna. Nessa cirurgia ocorre redução do tamanho da aréola, a cicatriz resultante é proporcional ao tamanho da mama e geralmente em formato de "T" invertido.

Em alguns casos pode ser recomendada como recurso complementar no tratamento profilático de algumas doenças da mama. Retirada de nódulos e cistos podem ser realizadas no mesmo ato cirúrgico. Esse procedimento cirúrgico pode ser realizado a partir dos 16 anos ou em pacientes mais jovens quando estes apresentam algum caso especial.

Existem várias técnicas que podem ser utilizadas na mamoplastia redutora, a escolha irá depender do volume mamário e do grau da flacidez de pele encontrados durante o exame físico.

É importante salientar que discretas assimetrias são freqüentes, sendo apresentada por 95% das mulheres que nunca se submeteram à mamoplastia redutora. O pós-operatório geralmente é indolor, desde que sejam seguidas todas as orientações médicas.

O repouso domiciliar deve ser feito até o 7º dia. Há restrições quanto à movimentação excessiva dos braços até o 15º dia. A exposição ao sol só é liberada a partir do 2º mês e a prática de exercícios físicos que envolvam os braços ou o tórax, após o 3º mês.

O resultado já pode ser percebido nos primeiros 30 dias, porém as mamas atingem seu aspecto definitivo entre o 6° e o 12° mês. A anestesia geralmente utilizada nos casos de mamoplastia redutora é a anestesia geral e a duração varia de acordo com o tipo de mama, durando geralmente entre de 3 e 4 horas. O período de internação é de 24 horas.

Implante Mamário

A mamoplastia de aumento ou prótese de silicone, mais popularmente falado, está indicada para mulheres que desejam aumentar o volume de suas mamas. A inclusão do implante de silicone poderá ser realizado com incisões posicionadas no sulco abaixo das mamas, no contorno inferior das aréolas ou nas axilas, o tipo de incisão poderá variar de acordo com o biótipo da mama e a vontade de cada paciente. Neste procedimento são utilizados implantes mamários de silicone gel, podendo ser posicionados logo abaixo do tecido glandular mamário, proporcionando um aspecto natural e sem alterar a fisiologia mamária, isto é, possibilitando que a paciente possa amamentar, caso engravide após a cirurgia. Em alguns casos os implantes podem ser posicionados subfascial ou retromuscular.

O implante de silicone geralmente é bem tolerado pelo organismo. Um número reduzido de pacientes, apresenta reação imprevisível ao implante em uma ou em ambas as mamas. Verifica-se nesses casos uma retratação da cápsula que o próprio organismo cria ao redor do implante mamário, a chamada contratura capsular. A resolução da contratura poderá ser com o uso de medicamentos ou necessitar de uma nova intervenção cirúrgica.

Mastoplastia ( Mastopexia) com inclusão de implante de silicone é indicado quando o paciente apresenta um certo grau de ptose mamária associado com flacidez, havendo a necessidade de retirada de tecido mamário com suspensão da mama, normalmente a cicatriz tem o formato de "T" invertido

O implante de silicone não tem que ser trocado de 10 em 10 anos, pois não apresenta um prazo de validade, a troca será realizada caso ocorra alguma complicação, em alguns casos de contratura ou quando a paciente desejar.

É importante ressaltar que a inclusão do implante mamário não causa inconveniente durante a investigação de patologias mamárias, geralmente realizadas por meio de exame físico, ultra-sonografia, mamografia e ressonância magnética.

O pós-operatório geralmente é indolor, principalmente quando seguidas as orientações médicas de repouso domiciliar, a paciente deve evitar a movimentação excessiva dos braços durante os primeiros 15 dias, e fazer uso regular do sutiã. O retorno às atividades profissionais é permitido geralmente após a primeira semana, em alguns casos mais precoce e em outros mais tardiamente. Exercícios físicos e exposição moderada ao sol são permitidos após o 1º mês.

Esse procedimento geralmente tem duração de 1hora e 30 minutos, normalmente é realizado sob anestesia local e sedação e sempre em ambiente hospitalar. O tempo de internação varia de 12 à 24 horas.

Responderemos algumas perguntas, procurando sempre um melhor esclarecimento para a paciente.

O silicone oferece risco à saúde?

É cientificamente comprovado que o silicone é o material mais seguro para a fabricação de produtos implantáveis, servindo para fins estéticos e para a reconstrução de várias partes do corpo.

Gel de silicone pode vazar?

O gel de silicone é altamente coesivo e de baixa transudação, o implante apresenta uma membrana protetora de alta resistência que impede o extravasamento do gel, mesmo se ocorrer algum trauma de alta intensidade com perfuração, o gel apresenta alta coesividade e não irá esvaziar o implante.

Existe varios formatos de implante de mama?

Sim. Os implantes podem ser apresentados em diversas formas e revestimentos para atender às necessidades de cada paciente. Os implantes Silimed possuem superfície lisa, texturizada ou revestida de poliuretano. Podem ser redondos, anatômicos, cônicos e atualmente existem o Biodesign, onde o cirurgião escolhe o quanto de projeção e o tamanho da base do implante, tudo isto para atender a necessidade de cada paciente, respeitando sempre o seu biótipo.

Posso decidir sobre o tamanho do implante ?

O paciente escolhe o tamanho e a forma que deseja, porêm na escolha de um implante mamário, existem vários fatores a se considerar além do seu tamanho. Estes fatores incluem o contorno desejado, o volume, a projeção, a largura do tórax e o seu biotipo. Procuramos sempre atingir oque o paciente quer, adequando o seu biótipo ao implante para chegarmos no melhor resultado.

A prótese de silicone pode aumentar as estrias das mamas?

Sim, com o aumento das mamas, as estrias já existentes podem se tornar mais aparentes. Contudo, procuramos respeitar as proporções da mama, o tipo de pele e o volume do implante, diminuindo assim os riscos de aumentarem as estrias.

A prótese pode alterar a minha amamentação?

O implante não acarreta alterações na amamentação, pois este é colocado atrás da glândula mamária ou atrás do músculo.

Mama Masculina Ginecomastia

Abdômen Abdominoplastia

A abdominoplastia está indicada para pacientes que apresentam flacidez de pele e excesso de gordura abdominal, geralmente em mulheres que ja tiveram filhos. A gestação, além de distender a pele e os músculos abdominais, promove um acúmulo de gordura peri e infraumbilical, que geralmente não é eliminado com dietas ou exercícios físicos.

A abdominoplastia geralmente está associada a lipoaspiração, a cicatriz resultante é acima dos pelos pubianos com formato arqueado, escondido na marca do biquíni, sua extensão depende da quantidade de tecido a ser removido. Realiza-se, o tratamento da flacidez do músculo reto abdominal com a plicatura do mesmo, que auxilia no modelamento da cintura. O umbigo não é removido, apenas remodelado para fins estéticos.

Nos primeiros dias de pós-operatório são comuns o edema e a insensibilidade relativa em algumas áreas, que são aliviados com o uso regular da faixa abdominal e as drenagens linfáticas pós-operatórias. É necessário repouso domiciliar durante a primeira semana.

O uso da faixa abdominal continuamente, é recomendado por um período de 30 dias. No pós-operatório, os pacientes não devem dirigir por um período de 3 semanas, caminhadas podem ser iniciadas a partir do primeiro mês, exercícios físicos e exposição direta ao sol, a partir do 3º mês.

É fundamental que as recomendações médicas sejam seguidas no pós-operatório. Os resultados definitivos são observados no período de 6 à 12 meses. Os pontos são retirados geralmente do 7º ao 15º dia. O tempo de cirurgia normalmente é de 3 horas com internação de 24 horas.

Lipoaspiração

A lipoaspiração é o procedimento cirúrgico indicado para modelar o corpo, retirando a gordura localizada em regiões específicas, ao qual não são eliminadas com dietas, exercícios físicos ou massagens. Indicado para pacientes que possuem boa elasticidade da pele, a lipoaspiração tem como objetivo melhorar o contorno corporal, porém é importante lembrar que não deve ser confundida como um método de emagrecimento.

Na lipoaspiração realizamos pequenas incisões na pele, geralmente em locais pouco aparentes, próximos as regiões a serem lipoaspiradas. Por essas incisões são introduzidas cânulas finas conectadas a um aspirador à vácuo. A quantidade de gordura a ser extraída depende da necessidade de cada paciente, não ultrapassando o limite de 7% do peso corporal. Se houver a necessidade de remoção de um volume maior de gordura, outras etapas cirúrgicas podem ser programadas, a fim de se obter o resultado definitivo.

Para evitar a dor, o paciente deve manter repouso relativo nos primeiros 5 dias após a cirurgia e fazer uso de analgésicos. O aparecimento de edema é equimose é comum, geralmente desaparecem até a 4ª semana, com drenagem linfática e o uso de modelador elástico (cinta), A exposição ao sol é permitida após o desaparecimento das equimoses. Normalmente os exercícios físicos são liberados após 30 dias. O resultado da lipoaspiração começa a ser verificados após 30 dias, quando há regressão considerável do edema. O resultado definitivo e geralmente alcançado após o 6º mês.

A anestesia a ser utilizada depende das regiões a serem lipoaspiradas, podendo variar desde anestesia peridural à anestesia geral. O tempo do procedimento cirúrgico depende das áreas a serem lipoaspiradas, variando normalmente de 2 à 3 horas. Os pontos são removidos geralmente entre o 7º e 15º dia e o período de internação é de 24 horas.

Lipoaspiração associado com o LASER é um procedimento ao qual utilizamos em alguns casos para obtermos maior retração de tecido dermoepidermico (pele), geralmente em pacientes com maior flacidez.

Enxerto de gordura no bumbum é um procedimento bastante requisitado pelas pacientes que procuram melhorar o volume na região glútea , indicado também em casos de depressões nessa região, geralmente causados por traumas na infância, como aplicações de injeções intramuscular. O enxerto de gordura no glúteo é realizado pelo mesmo orifício da lipoaspiração e a gordura será depositada dentro dos músculos glúteos causando assim um impressão de hipertrofia muscular e não propiciar ao aumento de gordura na gordura glútea, nem a "celulite".